Reply 1997

E vamos à primeira resenha do MLD! *palmas*

Esse dorama foi o último que eu vi e já estou morrendo de saudades dos personagens. Vou tentar não dar spoilers, mas qualquer coisa sinalizarei no texto ok?

Reply 1997, também conhecido como Answer me 1997, tem uma linha do tempo muito diferente de todos os outros dramas que eu já vi. Geralmente temos alguns flashbacks no decorrer da história certo? Mas Reply 1997 é um grande flashback. Como assim?

A história começa em 2012, quando a protagonista Sung Shi Won vai até um restaurante e se reencontra com sua turma do ensino médio. Nesse encontro, conhecemos seus outros cinco amigos e suas histórias, que aconteceram em 1997, e como os eventos do presente se encaixam com os do passado.

vlcsnap-2012-07-26-00h56m28s189

No início eu achei muito complicado de acompanhar esses flashbacks, porque alguns aconteciam ao contrário. Aparecia uma cena, e depois ia voltando ao que aconteceu antes dela, como se a história estivesse sendo contada do fim ao começo. É até um pouco chato isso, mas logo depois você se acostuma com a linearidade do dorama.

Reply 1997 mostra como a vida dos seis amigos era na época do ensino médio, os problemas com a família, relacionamentos entre eles e, claro, sobre o primeiro e cruel sentimento do primeiro amor. Mas também vemos e até mesmo relembramos de coisas que fizeram parte das nossas vidas nos anos 90, como tamagoshis e fitas VHS. *nostalgia*

Eu realmente me apaixonei muito pelos personagens de uma maneira geral. Sung Shi Won [Jung Eunji] é a eternamente apaixonada fã do grupo H.O.T [tão fã que se autodenomina “esposa do Tony” – um dos integrantes do grupo],  e rola uma identificação muito grande com os momentos de fangirl dela. Ela é muito decidida em suas ações e opiniões, chegando ao ponto de ser um tanto babaca em alguns momentos. Mas quem não é?

[Eu assisti dois episódios pensando “Meu Deus ela parece muito a mocinha do A-Pink. E daí fui pesquisar e REALMENTE é a vocalista do A-Pink. Me senti otária]

tumblr_n84qsoyl3a1szfcego1_500

Yoon Yoon Jae, seu amigo de infância, é interpretado pelo Seo Inguk. Confesso que comecei a ver Reply 1997 por ele [e por algumas coisas que já tinha lido sobre a atuação do Hoya], mas logo me apaixonei pelo Yoon Jae e seu jeito atrapalhado. Gente, não tem como não gostar dele! As cenas de briga estilo gato-rato dele com a Shi Won foram as melhores. [Só acho que o In Guk deveria sorrir mais 🙁 entendo que o personagem dele tinha essa personalidade, mas eu senti falta disso]

[o Hoya cuspindo o ramen kekeke]

[o Hoya cuspindo o ramen kekeke]

Falando do Hoya, seu personagem Kang Joon Hee foi realmente incrível. Além de ser um garoto muito doce e educado, ele também tem um segredo que o deixa triste de vez em quando. Todo mundo que ouviu falar desse dorama sabe que Hoya interpretou um homossexual, então não é spoiler. E também sabemos o quanto a crítica falou bem de Hoya, e em uma entrevista ele revelou que depois do dorama ele foi constantemente questionado sobre sua sexualidade. O que só nos dá a certeza de que ele atuou muito bem!

tumblr_m9huysErBU1r2gos5o1_r1_500

Mo Yoo Jung [Shin So Yul], a melhor amiga de Shi Won e também igualmente apaixonada por outro grupo de k-pop – o que leva a amizade delas a um pequeno problema. Ela é engraçada e fofa, com certeza uma das personagens secundárias que eu mais gostei – apesar de às vezes ser irritante.

Os outros dois personagens secundários não deixam de ser importantes para a história. Bang Sung Jae [Lee Si Un], tagarela e muito engraçado, que muitas vezes fala sem pensar, e Do Hak Chan [Eun Ji Won], o aluno transferido de Seul que não leva o menor jeito com garotas – apesar de seus hobbies peculiares.

Também conhecemos a família de Shi Won. Seu pai Sung Dong Il [interpretado pelo… Sung Dong Il] e sua mãe Lee Il Hwa [interpretada pela… Lee Il Hwa]. Adorei isso de não terem mudado os nomes dos pais, não sei bem porquê.

A atuação do Dong Il já tinha me impressionado em outro dorama, mas nesse eu bati palmas. Ele é um pai explosivo, muito chato, MUITO CHATO, eu tinha vontade de dar uns socos nele em muitas cenas. Mas depois do episódio que é voltado para uma situação delicada que ele passa, ele muda aos poucos e isso é visível em sua relação com a esposa e principalmente com a filha.

SPOILER [selecione o texto para ler – ou não né]

A cena que ele surta e rasga os pôsteres da Shi Won me doeu tanto que eu quis dormir abraçada com os meus.

FIM DO SPOILER

Já a mãe é mais compreensiva, mas também briga demais com o marido. E também tem um grande problema em fazer comida – ela faz quantidade para alimentar todo o exército da Coréia.

Algumas cenas da família eram realmente importantes e boas de assistir, mas nos dois últimos episódios eu confesso que pulei todas. Entendam que eu estava tendo um troço para descobrir Quem-Era-Tal-Coisa [isso é spoiler forte, não dá para comentar], então eu não estava com vontade nenhuma de ver essas cenas – uma delas durou 3 minutos! Não dava, eu iria desmaiar de curiosidade.

Outro personagem MUITO importante é o irmão mais velho do Yoon Jae, o trabalhador Yoon Tae Woong [Song Jong Ho]. Não posso dizer exatamente qual seu papel no dorama porque também é muito spoiler, mas eu gostei demais dele e sofri calada.

Eu realmente amei esse dorama e a forma como ele é contado, indo e voltando no tempo. A sensação de falar “ai meu Deus, então por isso que eles falaram tal coisa em 2012” era ótima, eu ficava rindo sozinha e fazendo muitas teorias de coisas não explicadas. Eu chorei de rir em várias cenas, dei muitos gritos por motivos diferentes, e chorei muito em poucas cenas [duas] que a-ca-ba-ram com minha alma– eu sou muito chorona gente, eu lacrimejo por qualquer coisa.

jung-eun-ji-seo-in-guk-answer-me-1997

tumblr_mbqf4paGmq1qewtvno1_250

Se eu tiver que escolher, a melhor atuação foi da EunJi. Ela conseguiu ser a fã apaixonada e até sasaeng, conseguia ser engraçada e chata, e também tinha seus momentos de seriedade. MAS eu amei a atuação de todo mundo ok?

tumblr_mg3enswBC31s2t6z9o1_500

E gente, a cabra. AQUELA CABRA. Toda vez que acontecia algum momento estranho vinha aquele barulho e eu necessitei salvar o mp3 no meu celular. É um meme em áudio!!

Agora uma coisa que eu demorei para acostumar: o dialeto de Busan é muito carregado e arrastado, então tinha hora que era muuuuuito chato de ouvir. E quando tinha conversas em que um personagem falava com o dialeto de Seul e outro com o dialeto de Busan, você percebia ainda mais a diferença entre os dois. [pesquisei um pouco sobre, mas é difícil de entender – já que não sei falar em coreano.]

tumblr_maka1xAVrI1qfakbgo2_r2_500

Valeu muito a pena ter assistido, e me arrependo de não ter assistido antes.

Nota: 9

Nível de lágrimas: 3/5

 xoxodora

Dora Leiria

K-popper desde 2009, então decidi fazer um blog pra surtar <3 // K-popper since 2009, so I decided to make a blog to talk about it <3

Related Posts

0 Discussion to this post

  1. Caraaa, até o dialeto vc ta entendendo já, que orgulho de vc *-*
    Eu vou ver se assisto esse dorama, to acostumada com esse tipo de linearidade pq a maioria dos animes que eu assisto tem um jeito muito estranho de contar as coisas.
    Saudades, vamos ver algum filme ou dorama curtinho juntas <3

    • Dora disse:

      Hey twin! Ah, essa parte do dialeto j[a é costume mesmo. Eu já tinha reparado que eles falam de um jeito diferente no início do dorama, e só quando juntavam os dois dialetos na mesma conversa que eu entendi a diferença kkkk
      Vamos sim <3 agora com essa ameaça da greve acabar eu to muito enrolada, mas quero ver dorama com você sim *-* já baixei o do Minho pra gente <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *