[ENTREVISTA] Shin Hyesung: introdução, desenvolvimento, mudança e Shinhwa Changjo

Primeiro post de 2016 no MLD <3 e para ser ainda mais especial, é sobre um dos imperadores do k-pop.
Demorei, mas finalmente terminei de traduzir a entrevista que o Hyesung deu à 10Asia. Essa entrevista foi feita logo depois do lançamento de seu novo álbum, “Delight”. Espero que gostem de ler, tanto quanto eu gostei de ter traduzido. Hyesung é mesmo um ídolo muito especial, ele faz de tudo pelos fãs!

Mas antes da entrevista, um pequeno comentário sobre o MV de “Roco Drama”: é maravilhoso. Realmente, diferente de tudo que o Hyesung já lançou. O MV não tem história, então uma resenha sobre ele ficaria repetitiva e parecida com a resenha de “Wow wow wow” do Junjin. Mas por favor, assistam e vejam como é um vídeo perfeito <3

First 2016’s post on MLD <3 and to be even more special, it’s about one of the emperors of k-pop. I finally translated Hyesung’s interview for 10Asia. This interview was made right after the release of “Delight” album. So I’ll let the interview link down below, translated in English.

But before the interview, one little comment about “Roco Drama” MV: is amazing. Really, is so different from everything Hyesung’s released before. The MV doesn’t have an story, so the review would be quite similar with Junjin’s “Wow wow wow”. But please, watch it and see this perfect video <3

Todo o crédito da entrevista traduzida do coreano para o inglês é da malpabo.
Thank you so much for letting me use your translation!
And for those who reads in English, the link for the interview is right here.

_____________

R7qOd

Toda vez que Shin Hyesung terminava suas respostas às perguntas da entrevista, falava de seus fãs (Shinhwa Changjo). Desde sua resposta de “Talvez seja muito brega continuar falando ‘fãs, fãs’, mas é natural”, você pode ver seu afeto pelas Shinhwa Changjo. Não é uma cortesia de amor aos fãs. Shin Hyesung preparou completamente seu álbum comemorativo de 10 anos como um presente a eles. Ele está dando as boas vindas ao 18º aniversário do Shinhwa, e seu 10º aniversário como um solista, e pela primeira vez, ele preparou uma música de dança, e planejou oito concertos. Pode parecer um desafio fácil para alguns, mas também pode parecer uma decisão difícil para outros. Esse foi o tanto que Shin Hyesung quis retribuir sua gratidão a seus fãs. Nesse dia, uma representante da agência, presente na entrevista, até disse “Hyesung foi o primeiro a falar sobre isso. Nós ficamos surpresos também”. Um homem que tenta algo completamente diferente para os fãs, esse é Shin Hyesung. Por todo o esforço e carinho presentes, foi a razão de Shinhwa terem se tornado ídolos que escrevem a história. Nós encontramos Shin Hyesung, que havia lançado seu álbum comemorativo de 10 anos “Delight” no dia 12.

28339_39771_442

  1. Primeiro, como você se sente lançando seu álbum solo depois de tanto tempo?

SHIN HYESUNG: É um álbum muito esperado, e também bastante diferente dos álbuns que eu lancei antes, então estou ansios e me sentindo animado. Estou um misto de emoções agora.

  1. É sua primeira vez dançando na faixa título de seu álbum solo. O teaser para “Roco Drama” foi um assunto comentado.

SH: É a primeira vez que me apresento na TV com uma música com dança. Apesar de ser um álbum de comemoração de 10 anos, na verdade, meu 10º aniversário foi ano passado. Enquanto preparava o álbum [ano passado], eu quis que fosse significativo, já que é meu álbum comemorando 10 anos. Enquanto eu pensava em qual tipo de álbum eu deveria lançar, eu percebi que o solista Shin Hyesung tem uma imagem de balada, e além disso eu também lancei álbuns de “modern rock” e “soft rock” quando estava nestes gêneros. Já que é meu 10º aniversário, eu pensei que deveria voltar às minhas origens e fazer baladas, mas se eu tivesse feito, poderia ser significativo, mas não seria algo novo. Estava me sentindo ambicioso pelo meu 10º aniversário. Enquanto procurava algo levemente diferente para fazer, o que encontrei foi uma música com dança. Então, a produção do álbum mudou completamente de direção. Teria sido legal se eu tivesse lançado o álbum ano passado, durante meu 10º aniversário, mas por causa da dança eu precisava de tempo para ensaiar, e mudar a direção também resultou no álbum ser lançado em janeiro.

  1. No Shinhwa, Lee Minwoo e Junjin são em quem pensamos quando você fala em dança. O que eles disseram?

SH: Se eu tivesse preparado como um álbum normal, eu os deixaria ouvir ou a faixa demo ou o que estivesse gravado, e conversaria com eles. Mas para este álbum, mesmo que não fosse um “segredo completo”, eu falei menos sobre isso. Talvez porque eu estivesse com vergonha, ou porque eu queria dar a eles uma pequena surpresa por estar fazendo algo novo, foi uma mistura de emoções. Assim que o teaser do vídeo foi lançado, Eric me ligou. Pedindo que eu mandasse imediatamente o ensaio da coreografia para ele. Eu enviei e recebi uma longa mensagem de texto. Enquanto falava de cada movimento, ele me aconselhou em como fazer melhor, e até mesmo conselho inesperados. Olhe para esse cara (risos). Ele me deu conselhos como um líder. Junjin também me ligou, e mostrou sua ansiedade enquanto perguntava brincando “Você é um peão?” na parte em que eu estava girando. [da coreografia] Os outros membros também postaram o teaser nas suas próprias redes sociais e me deram conselho e encorajamento.

  1. Olhando o vídeo, parece que você tentou atuar também.

SH: Não é atuar. Ao invés de chamar de atuação… é mais como um corte de imagem…? Haha. Atuação expressiva é atuação também? Devo chamar de atuação… Agora, ao invés de pouca atuação, o foco principal é a performance. Se você ouvir “Roco Drama”, há um sentimento doce, a letra também. Eu naturalmente pensei que o vídeo ou a dança deveriam ter um sentimento claro também, mas pensei que poderia ser muito óbvio. Então o vídeo e a dança têm um peso. Achei que seria mais interessante se eu desse uma mudada nas coisas. Mas mesmo assim, a diferença não é muito grande, então foi feito assim.

  1. Nós quase não o vemos dançando sozinho. Qual a sensação de se ver dançando sozinho?

SH: É muito estranho para mim também. Você pode pensar “Qual a dificuldade para um integrante de um grupo de dança que está ativo há 18 anos dançar sozinho?”, mas minha especialidade é cantar ao invés de dançar. O nome do álbum é “Delight”, e isso pode soar brega, mas sempre que eu trabalho em um álbum ou qualquer coisa, pelos últimos 10 anos, eu sempre fiz a música que eu gosto e sou agradecido aos fãs que gostam de qualquer música ou imagem que eu carrego. Desta vez, ao invés do que eu gosto, eu me foquei em fazer que os fãs iriam gostar. Seja o álbum, a dança, o vídeo, as promoções da TV, até mesmo o show, tudo foi preparando tendo os fãs em mente. Pode parecer estranho. Porque a imagem do solista Shin Hyesung é definitivamente a imagem da balada, então é estranho, mas não posso ter comentários como “Ele teve que fazer coisas a esse ponto” saindo. Sejam pessoas que não me conhecem completamente, ou fãs, eu não espero que falem “Ele dança bem”, ou “Oh, ele é um dancing machine” quando me olharem. Mas eu quero dar um sentimento de que estou usando roupas que combinem comigo*. Até para o cantor de baladas Shin Hyesung, uma dança a esse ponto é adequado também. Eu penso nisso como um sucesso se eles sentirem “Realmente, ele é integrante de um grupo de dança”. É assim que preparei.

[*“I want to give the feeling that I’m wearing clothes that suit me.” Algo como ele se sentir confortável com o que está fazendo, e deixando os fãs confortáveis também.]

2016011118081776638-540x360

  1. Ver você sentado nos lembra de Shinhwa, famoso pelas danças em cadeiras.

SH: A dança na cadeira é uma dança que te faz pensar em Shinhwa e “Roco Drama” tem seu destaque na coreografia também. Primeiramente, é o que chamamos de “dança da flor”.  A letra descreve “fazer flores bonitas floresceram”, e há uma parte em que meus dedos vão tak-tak-tak. [movimento] Também, se há algo especial, Shinhwa tem lançado álbuns por 18 anos e continuando com álbuns individuais, coisa que muitas pessoas reconhecem, e nós mesmos temos certo orgulho disso. Sou agradecido que os mais novos nos chamem de modelos por isso. Pensei em misturar isso na dança. O destaque da coreografia de “Alright” do Shinhwa foi misturado em “Roco Drama”. Há também uma parte da dança de “Wow wow wow” do Junjin. Foi assim que incluí o significado de Shinhwa promovendo e lançando álbuns juntos com seis integrantes, e que continua em nossos álbuns solos. Acho que será um elemento interessante. O coreógrafo Choi Youngjun pensou que só Shinhwa faria isso. Depois de “Roco Drama” podem haver outros solos ou um álbum de Shinhwa e, se na próxima coreografia a “dança da flor” puder ser levemente incluída como um link, acho que seria interessante.

  1. Há alguma dança mais difícil enquanto ensaia?

SH: Todas as danças são difíceis. (risos) Muitas pessoas perguntam sobre estamina, mas não é um problema. Shinhwa faz shows também. Haha. Mas meus joelhos estão bem ruins. Eu operei meu joelho esquerdo e tenho que operar meu joelho direito também. É onde vem uma leve dificuldade. A parte mais difícil da dança foi o destaque de “Wow wow wow” do Junjin. Não é fácil fazer uma onda enquanto se vira os ombros. Eu pratiquei muito aquilo.

  1. Acho que você não precisou ensaiar muito para cantar (risos)

SH: Não! (risos) “Roco Drama” pode parecer calma e calorosa, mas o jeito que eu canto é algo que eu nunca tinha feito até agora. Até a pronúncia da letra, seja pronunciando palavras coreanas como em inglês ou cantando junto com o ritmo, definitivamente há pontos diferentes. São elementos interessantes também, se você ouvi-los. Antes, cantar assim era estranho para mim. Durante a primeira gravação, eu cantei baseado no que eu sentia, mas a letra me soou triste. Depois de conversas, eu gravei a música três vezes para procurar o sentimento correto. Ouvindo depois que foi gravada, não pareceu como algo que eu já havia cantado antes.

  1. Você terá um show estendido depois de promover seu álbum. Será o primeiro show estendido de Shin Hyesung.

SH: Álbuns, performances, promoções na TV e até mesmo o show, tudo foi preparado com o que os fãs possam ter em mente. Até agora, tive shows que foram variados e feitos com elementos diferentes. Eu quis fazer o mesmo agora, mas daí pensei que eu deveria fazer algo mais diferente. Houve uma sugestão de fazer isso em um teatro menor, para ser acústico, calmo e onde pudéssemos nos comunicar, e eu quis fazer um show assim. Apesar desse show não ser em um teatro pequeno, acho que poderá preencher completamente esse conceito. Senti que muitas pessoas poderiam não conseguir vir se fizéssemos um número pequeno de shows, então decidimos por oito. Para aqueles que são bons em shows, oito pode não ser um show extenso, mas pelo fato de eu nunca ter feito algo assim antes é um pequeno desafio.

  1. Junjin e Kim Dongwan tiveram suas promoções solos ano passado. Parece que as atividades solos dos outros integrantes serão uma fonte de força.

SH: É ótimo. No caso de Junjin, fazia um longo tempo desde que ele lançara um álbum solo, e foi satisfatório vendo-o trabalhando muito, como um lutador com um espírito de luta flamejante. Dongwan também foi bem sucedido em criar a música que se adequa bem a ele. Para mim, este ano também sendo o aniversário de 18 anos do Shinhwa, eu tenho a atitude de contribuir em fazer este ano o ano de Shinhwa de novo. Acho que será significativo se, antes de todos nós nos juntarmos para o show do Shinhwa em março, eu, sendo o último, ser capaz de finalizar minhas promoções do álbum solo também.

  1. Você disse que fez um álbum com o que os fãs gostarão. Você geralmente monitora os fãs?

SH: Eu não olho tudo, só uma quantidade moderada.

  1. O que você acha que os fãs gostarão mais nessa promoção?

SH: Terá que ser a dança. Porque também foi onde eu me esforcei mais, e trabalhei mais pesado. Será ótimo se eles pensarem “Shin Hyesung realmente trabalhou muito nas preparações para nos trazer felicidade.”

  1. Eric participou do álbum do Junjin, e Andy participou no álbum do Kim Dongwan. Infelizmente, não há nenhum integrante do Shinhwa participando no álbum de Shin Hyesung.

SH: O último projeto que fiz como um solista foi “Once Again”. Foi um projeto colaborativo onde eu refiz minhas próprias músicas e lancei uma por mês. Já que é meu primeiro álbum solo depois de um longo tempo, eu quis que fosse completamente preenchido com minha voz. Há uma narração na faixa 5, “Pretty Girl”, e apesar de ser uma parte que possa ter uma participação, porque é geralmente Eric ou Andy fazendo ela, pensei que seria um pouco mais interessante se eu a fizesse. Eric disse “Agora, seria legal se Minwoo fizesse uma participação com Hyesung”. Recentemente, eu fui em uma apresentação do show de Natal do Minwoo. E combinou perfeitamente. Eric disse que é ótimo que tudo combine este ano, e para ser capaz de terminar desse jeito, nós estamos felizes.

80358_97959_825

  1. Como seria se Shin Hyesung olhasse para seus próprios 10 anos de trabalho solo?

SH: Olhando para os últimos 10 anos, o que eu quis apresentar, os shows que eu quis fazer, eu fiz tudo isso. Ser capaz de lançar álbuns e fazer shows por tanto tempo não seria possível sem as pessoas que escutam isso. Mesmo que pareça que o tempo voa, acho que eu estive feliz fazendo música por 10 anos. Eu percebi que mais uma vez e até certo ponto, eu quis retribuir. Talvez pareça brega continuar falando sobre os fãs, mas é apenas natural. Foram 10 anos gratificantes.

  1. Quais músicas do álbum se encaixam no gosto do solista Shin Hyesung?

SH: Sem nenhuma condição, se for só baseado em fazer um comeback, eu acho que seria uma balada. Eu quis mudar isso para que eu fizesse músicas que fossem quentes*. A capa do álbum foi tirada calorosamente também. Tendo como objetivo trabalhar muito em algo que os fãs gostariam, produzi cinco músicas brilhosas, mas se todas as cinco são deslumbrantes e brilhosas, fiquei preocupado que talvez seria entediante. Então “End” foi feita para se encaixar na atmosfera do inverno. Acho que essa música é a que a maioria das pessoas conhecem como o gosto de Shin Hyesung. Mas isso não significa que eu desgoste das outras músicas.

[*“…songs that felt warm” – no sentido de músicas que deem uma sensação quente, que aqueçam]

  1. Parece que você será mais ativo em shows de variedade também.

SH: Como o solista Shin Hyesung, mesmo que eu tenha lançado um álbum, eu não promovo muito em transmissões, me foco mais no álbum e no show. Para esse álbum, não estou fazendo o que gosto, estou fazendo o que os outros gostarão. Dessa vez, pretendo aparecer na maioria dos shows possíveis. Já fiz “I Can See Your Voice 2”, “Same Bed, Different Dreams”, e no futuro, pretendo continuar procurando e aparecendo em programas que os fãs gostarão. Nos shows de música, pretendo fazer pelo maior tempo possível.

  1. Houve algum catalisador para essa mudança de mentalidade?

SH: É estranho porque estou fazendo coisas que eu não faço, não é? Haha. Realmente não é nada pessoal, eu realmente quis retornar a gratidão que senti por 10 anos. Há mais trabalho a ser feito, mas surpreendentemente os funcionários estão trabalhando mais energeticamente.

  1. Para ser capaz de ver o solista Shin Hyesung dançando… Deve ser estressante.

SH: Eu apenas andei praticando. Definitivamente não haverá erros. Talvez seja mais legal mostrar algo novo, mas não posso ter pessoas falando, “Ele deveria ter feito uma balada. Por que ele fez isso?” depois da primeira apresentação. Por causa disso, há algumas partes em que sou ainda mais cuidadoso. Você pode se perguntar o que é tão difícil, fazendo parte de um grupo de dança por 18 anos, mas como eu disse, cantar é minha área principal. Desta vez, meu objetivo não é ser reconhecido pelas minhas habilidades de dança, mas ouvir que eu preparei bem no que me é adequado. Por isso eu definitivamente não posso cometer erros.

  1. Parece que você vai continuar se desafiando musicalmente. Não tem nenhum desejo em fazer rap? (risadas).

SH: Não mesmo. Meu rap é apenas para show de variedades! Rap é difícil. Não e como se eu nunca tivesse tentado antes, mas não era para ser reconhecido seriamente pelas minhas habilidades de rap. Ao invés disso eu estava fazendo pelo espírito de brincadeira, como se eu estivesse fazendo um teatro. Eu não seria xingado se tentasse fazer rap? Para uma apresentação, eu apenas preciso colocar o que é adequado a mim.

  1. há alguma coisa que os fãs poderão gostar, mas que você simplesmente não consegue fazer?

SH: Hm… há alguma…? Atuar? Acho que ainda tentarei atuar antes de morrer. Porque eu mesmo nunca imaginei que faria uma dança solo também. Desde que não posso mudar minhas palavras no futuro, acho que não há nada que eu não possa fazer. (risadas). Eu realmente recebo ofertas de musicais, mas não acho que posso fazer isso de um jeito entranho, então sou sempre muito cauteloso. O estilista tirou uma foto minha em um casaco rosa, e ela falou brincando, “Demorou 10 anos para que eu pudesse fazer Hyesung oppa usar rosa”. O que há que eu absolutamente odeie? Depois de tudo, eu já tentei fazer rap, quando não se tornou um incômodo. Haha.

  1. A moda atualmente é atuar ao mesmo tempo que cantar, mas Shin Hyesung é perseverante em cantar.

SH: A coisa mais importante em minha mente é que o que faço melhor é cantar. Se for atuar ou outra coisa, eu não posso apenas tentar fazer. E se eu estiver tentando simplesmente porque eu quero fazer isso, eu não acho que é certo fazer como um amador. Eu mesmo tenho que me preparar e tenho que pensar que eu devo tentar, mas agora, eu não tenho nem a confiança nem a preparação para fazê-lo. Se eu for fazer estranhamente, acho que o certo é não fazer. Olhando pelo ponto de vista dos fãs, talvez seja bom em persistir em apenas cantar, mas também sou grato que eles me apoiaram por 10 anos quando disse, “Irei apenas cantar”.

  1. Você também faz transmissões ao vivo pelo VApp não é?

SH: Como o Junjin faz isso tão confortavelmente… Haha. Estou me acostumando a fazer isso aos poucos. Pessoalmente, eu não uso nenhuma rede social, então ser capaz de mostrar um pouco da minha vida pessoal pelo VApp, acho que isso já faz um bom conteúdo. Mesmo que ser estranho seja parte da minha personalidade. Eu venho sendo estranho por 18 anos. Haha. Seja em transmissões ou shows de variedade, os fãs devem gostar quando estou sozinho neles, mas ainda me sinto estranho. Também foi muito estranho para mim em “I Can See Your Voice 2”, mas deu tudo certo. Ainda bem. Não posso dizer que sou bom em variedades…

  1. Qual é seu objetivo que espera para este álbum?

SH: Só estou prestando atenção na minha primeira apresentação. Meu grande resultado será ser criticado como “Foi bom porque ele se preparou bastante”. Isso não parece fácil também.

  1. Ouvindo suas respostas hoje, parece que Shin Hyesung é perfeccionista também?

SH: Eu sou muito cauteloso?

  1. Este álbum será o presente perfeito aos fãs.

SH: Eu tentei cuidar das coisas meticulosamente. Mesmo que não seja um álbum em que ambos estejam 100% satisfeitos, espero que saibam que eu tentei muito. Venho sendo um solista há 10 anos, e sendo parte do Shinhwa por 18 anos, mas ser capaz de preparar e mostrar algo novo é, apenas por isso, algo pelo que sou grato. Venho fazendo isso por um tempo realmente longo, mas se sou capaz de ter um objetivo futuro ou um sonho, gostaria de continuar a fazer isso constantemente, assim como agora. Pode haver partes em que eu possa fazer algo novo de novo, mas assim como ser capaz de fazer mais profundamente algo que já faço, ainda há muito o que posso fazer, então quero continuar por muito tempo, enquanto me animo para isso. Há muito acontecendo este ano. Este ano será o ano em que correrei pelo caminho. Espero que seja o Ano de Shinhwa, o Ano do Shin Hyesung, e o Ano de Shinhwa Changjo.

Dora Leiria

K-popper desde 2009, então decidi fazer um blog pra surtar <3 // K-popper since 2009, so I decided to make a blog to talk about it <3

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *