[OPINIÃO] Disband não é o fim do mundo

ATENÇÃO: este texto contém apenas a minha opinião como fã. Se você concorda ou discorda comigo, deixe nos comentários.

2016 não está sendo um ano fácil para o K-pop. Depois do anúncio de disband de KARA, saídas de integrantes do Beast, 2NE1 e Miss A [e mais outros grupos também], mais uma bomba explodiu hoje com a notícia do fim de 4Minute. É bem difícil para nós, fãs, lidarmos com esse tipo de situação. Óbvio que ficamos tristes, com um pouco de raiva até, nos perguntando “mas por que será que aconteceu isso? Elas pareciam tão unidas!”

Mas vamos parar para analisar a situação com calma ok?

Primeiro de tudo: nós não sabemos como são nosso ídolos por trás das câmeras. Nunca iremos saber como é a convivência deles nos dormitórios, nas salas de ensaio, e nem como é a relação deles com a agência. Podemos achar que sabemos tudo sobre eles, até mesmo suas comidas preferidas, mas não sabemos do pessoal, do íntimo.

Segundo: pensem em como deve ser foda ter uma vida de ídolo. Desde muito novos eles treinam para debutarem como cantores e dançarinos, além das aulas de atuação e outras coisas que eles fazem. E é óbvio também que uma parte dessas aulas deve interessar mais a eles. [Artista A gosta muito mais de atuar, mas precisa dançar e cantar porque está no Grupo X]. Entendem o que eu quero dizer?

Além de toda essa carga de trabalho deles, ainda precisam tomar cuidado com tudo o que dizem, comem, como se vestem, com quem andam, etcs. Eles vivem vigiados! O tempo todo. Pensem nas sasaengs, nos paparazzis, nas fotos divulgadas deles em aeroportos, ruas, cafés, restaurantes. Se eles saírem um pouco da linha, os netizens logo vão criticar a roupa que estão vestindo, vão dizer que ganharam peso e estão “feios”, que o novo corte de cabelo está ridículo, etc. E nós sabemos como netizens são criaturas insuportáveis e maldosas. [mas isso não é assunto deste texto].

“Ah mas eles sabem disso quando assinam o contrato com a agência”. Sim é óbvio que eles sabem que terão obrigações. Mas o tanto de coisas que eles são obrigados a fazer é desumano. Já vimos tantas vezes notícias de ídolos desmaiando em palcos por cansaço, ou ídolos que estavam doentes e eram forçados a se apresentarem mesmo assim. Isso não estava nos contratos.

Nossos ídolos não são robôs como as agências querem que sejam. Eles não são feitos de aço, muito menos são imunes a doenças físicas e psicológicas, e não são treinados para conviver com as críticas diárias. Também é fácil encontrar casos de ídolos que procuraram a justiça para ir atrás de netizens que os criticavam em redes sociais.

Você realmente acha que é fácil ser um ídolo? Que é sempre tudo mil maravilhas, vídeos novos, coreografias novas, prêmios, etc? Isso é só a pontinha do iceberg que nós podemos ver, porque é o que eles nos mostram.

1426642031549

Jia [esquerda] decidiu não renovar o contrato com a JYP. Miss A [Fei, Suzy e Min] continuarão as atividades com um trio.

Quando eu vejo alguma notícia de um integrante saindo do grupo por querer seguir um caminho diferente, eu fico triste pelos fãs, pelo grupo em si, e pela pessoa que saiu. Não deve ser uma escolha fácil de fazer. A pessoa não acorda simplesmente e pensa “Hm acho que vou sair do meu grupo”. Devem ter reuniões intermináveis com os outros integrantes, novas propostas que a agência apresenta, porque ninguém quer perder as galinhas dos ovos de ouro. Agência nenhuma quer que algum grupo perca integrantes, porque isso significa perder vendas de álbuns [netizens são realmente bichos nojentos que dão as costas ao grupo caso o ídolo preferido saia – mas não em todos os casos ok?].

Então pense na pressão que seu ídolo deve ter sentido quando quis sair. No tanto de perguntas que passaram pela cabeça dele/dela. “Será que isso vai prejudicar muito meu grupo? Será que os fãs ainda vão me apoiar? Será que eu vou conseguir seguir um novo caminho? Será que meus novos planos vão dar certo?”

Claro que o fandom acaba se dividindo em casos assim, e isso gera brigas entre os fãs até hoje [como no caso dos grupos TVXQ x JYJ, Super Junior, EXO, SNSD].

Quando é algum ídolo que sai de um grupo antigo parece que dói ainda mais. Como vai ser o 2NE1 sem a Minzy dançando? Ou o Miss A sem o rap da Jia? E quanto ao Beast sem o vocal do Hyunseung? Não tem como responder a essas perguntas, mas os grupos resolveram seguir em frente. Foi uma decisão entre as duas partes: da pessoa que decidiu sair e seguir uma carreira solo, e do grupo em continuar com as atividades.

Imagine então ter que lidar com toda a pressão que já mencionei antes por tantos anos. Por 6 anos, 8 anos, 10 anos? Sempre a mesma coisa. Sempre a mesma expectativa enorme em cima de você. Sinceramente, nós não aguentamos nem a pressão da escola/faculdade, imagine a pressão de um país inteiro, de milhares e milhares de fãs no mundo todo?! Só de pensar nisso eu quero vomitar de ansiedade.

beast_2012

Hyunseung [3º da esq.->dir.] saiu do Beast. Grupo continuará com as atividades.

E é aqui que chegamos em uma questão muito importante: o apoio. É difícil ver um grupo de desfazendo ou perdendo seus membros? Claro que é, em momento nenhum eu disse que é fácil ou que não me dói. Mas tenhamos uma mentalidade mais madura. Antes de começar a achar que é o fim do mundo, oh meu Deus eu nunca mais vou ouvir K-pop na vida, vamos parar pra pensar: será que meu ídolo estava feliz? Sério, pensa nisso. Será que a Minzy estava feliz com o hiatos enorme do 2NE1? Será que a Jia estava feliz só cantando e não podendo atuar o tanto que ela gostaria?

Se você não conseguir pensar no bem estar do seu ídolo ACIMA da seu amor pelo grupo, tem alguma coisa muito errada. De novo, eles não são robôs. Eles não foram feitos para viver a mesma vida para sempre.

“Ai Dora mas você diz isso porque nunca perdeu um bias importante”.

Eu já perdi bias nos grupos: Wonder Girls, U-Kiss, EXO, 2NE1 e Miss A. Eu sei muito bem qual é a dor de ver seu membro preferido sair. E mesmo assim eu decidi continuar apoiando os grupos e quem saiu do mesmo jeito.

“Duvido que pensaria assim se fosse o SHINee dando disband!”

*bate na madeira* vamos isolar esse pensamento por favor.

Mas realmente, se alguém do SHINee decidisse sair seria um choque enorme sim. Só que todos eles também ter atividades solos há muito tempo. Seja com atuação, na música, ou em programas de variedade. Eles são um grupo muito forte e que querem continuar juntos até o fim. Caso queiram se separar algum dia, é óbvio que eu vou sofrer e vou chorar e ficar em estado de negação. Mas eu não sou hipócrita, muito menos imatura para pensar que foi uma traição deles com os fãs.  

Nunca é uma traição com os fãs. Ok?

Eu continuaria apoiando todos eles sim. Não vou negar que ficaria arrasada, mas continuaria seguindo os passos deles.

Assim como farei com a Minzy, a Jia, assim como faço com o Luhan, o Kris e o Tao, e como farei com as meninas de 4Minute. A Hyuna é minha ultimate bias, e eu fiquei bem feliz por ela ter renovado o contrato e seguir solo. E honestamente, 4Minute já tem um puta nome respeitado na Coréia do Sul [e no mundo]. Qualquer caminho que as meninas queiram seguir vai dar certo, pelo esforço delas e pelo reconhecimento que elas têm do público. A mesma coisa vale para a Minzy, a Jia, o Hyunseung, e todos os outros ídolos que saíram de grupos grandes [e dos menores também, mas não os conheço bem para colocar aqui como exemplo].

9fa5c9caf4626d4837ad20950c6cd7c4

Minzy [esquerda] saiu do 2NE1 e o grupo fará comeback como um trio.

Deu para entender tudo o que eu falei aqui? A escolha da saída ou do disband não é feita de uma hora para outra, e eles têm todo o direito do mundo de querer fazer algo diferente depois de tantos anos.

Cabe a nós fãs darmos nosso apoio, não importando a situação. Ser K-popper é muito difícil sim, porque nunca sabemos o que vai acontecer com nossos grupos preferidos. Então ao invés de ficarmos lamentando, vamos aproveitar enquanto os temos ainda. Comemorar um álbum novo, um prêmio, assistir seus programas de variedades. E se chegar a hora de dizer tchau, que seja com um sorriso e com esperança de que o novo caminho escolhido traga mais alegrias.

Obrigada se você leu até aqui. Adoraria saber sua opinião sobre o assunto, então deixa um comentário <3 E compartilhe o texto caso tenha gostado, me ajuda bastante!

OBS: não falei sobre a separação de TVXQ porque eu não acompanhei isso na época. Então não seria certo eu dar minha opinião sobre um assunto que não conheço bem.

IMG_20150223_235140

Eu fui e sou muito sincera, então pfvr não venham com mimimis ok?

xoxodora

Dora Leiria

K-popper desde 2009, então decidi fazer um blog pra surtar <3 // K-popper since 2009, so I decided to make a blog to talk about it <3

Related Posts

7 Discussion to this post

  1. CASSIA YURI HAYASHI disse:

    Falou tudo *palminhas*, estou triste, mas apoiarei elas. Sobre tvxq prefiro não comentar hahaha

  2. Bárbara Cavalcanti disse:

    QUE
    TEXTO
    LINDO
    DONGSAENG I’M SO PROUD <3
    Assino em baixo com tudo que vc falou, exceto (é assim que escreve?) aquilo que eu já te falei: quando você cria uma imagem como um grupo, pra mim dói mais quando o grupo continua com alguém faltando. É como se superassem a ida de alguém querido naturalmente e pra mim eu tenho a sensação de "ok, we are fine without him/her" – embora óbvio que não seja. Mas me dói. pra mim teria que ser: together we start, together we finish. Qualquer coisa além daquele pessoal que começou, fica sem sentido para mim.
    Além disso, tem também a questão do desprezo com os fãs, de ir embora simples assim, sem dar nenhum xau. A não ser 9muses, foi o único grupo que eu vi até agora onde as meninas escreveram cartas à mão de despedidas <3 só isso consolou meu coração.
    Se eu fosse manager de um grupo que resolvesse acabar, eu ia avacalhar nas despedidas, fazer tipo um SuJu Summer Camp, ou tipo uma BTS Festa só que de despedida pra dar todo mundo o direito de luto. LAST ALBUM LAST MV LAST GOODBYE alguma coisa assim. Mas ai já sou eu exagerada ne, não sei nem se isso seria saudável.
    Mas o apoio, esse eles terão da minha parte, pq eu amo eles e quero que eles sejam felizes, como vc tb, pelo texto lindo que vc publicou ;3;

  3. blakejuh disse:

    Falou bonito dora ♡ rolou até lágrimas aqui, e concordo com o que você disse, é difícil ver um membro saindo ? Sim, mas temos q apoia-los, assim como eu to fazendo em relação ao EXO ♡♡

  4. concordo. infelizmente um grupo nao dura pra sempre e sao raros os grupos que irao chegar com mais de 20 anos de carreira. shinhwa caminha para lá
    tb há sempre hipotese do que o que esta a acontecer com alguns grupos da 1º geração e quem sabe algum dia se voltam a juntar

    Vc mencionou Super junior. voce esta falando das only13 certo? so quero deixar claro para quem nao conhece muito: esse movimento (antes chamado only12 mas depois da adiçao de kyu e da dificil aceitaçao (que só foi possivel devido ao acidente no qual ele esteve as portas da morte) passou a ser only13) no inicio tinha a funçao de proteger SJ de ser um grupo rotativo e dar disband porque SJ é o que I.o.I era hoje. nao passava de um projecto
    only12/13 já existia bem antes da saida de kibum e hangeng. o que antes era um modo de proteção rapidamente se tornou num modo de fazer bullying com membros
    A divisao entre o fandom (only13 vs only15) nao é por causa da saida de membros mas sim tecnicamente por causa da adiçao de membros ao grupo :/
    entao no fandom temos aquelas que só aceitam os membros originais (mas que se esqueçem que kyu nao era um membro original desde o inicio) vs aquelas que aceitam todos os membros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *